5.5.09

Yves Bonnefoy: "L'imperfection est la cime" / "A imperfeição é o cimo"

.


A imperfeição é o ápice


Ocorria ser preciso destruir e destruir e destruir
Ocorria só haver salvação a esse preço

Arruinar a face nua a surgir do mármore,
Martelar toda forma toda beleza.

Amar a perfeição por ser o limiar,
Mas negá-la assim que conhecida, esquecê-la morta,

A imperfeição é o ápice.




L’imperfection est la cime


Il y avait qu'il fallait détruire et détruire et détruire,
Il y avait que le salut n'est qu'à ce prix.

Ruiner la face nue qui monte dans le marbre,
Marteler toute forme toute beauté.

Aimer la perfection parce qu'elle est le seuil,
Mais la nier sitôt connue, l'oublier morte,

L'imperfection est la cime.



De: BONNEFOY, Yves. "Hier regnant désert". Du mouvement et de l'immobilité de Douve suivi de Hier régnant désert. Paris: Gallimard, 1970.

11 comentários:

léo disse...

para que tanta poesia?

meu pensamento indaga

com sua mania cartesiana

questionando tudo

criticando tudo

enquanto meu coração

repleto de linguagem

não pergunta nada

e dá-se inteiro

(sagração ou heresia)

ao exercício elevatório

da linguagem poesia

léo disse...

belezas

tudo que eu tenho são belezas

belezas que o homem cria

belezas cria a natureza

enfim

o amor

é a beleza

em mim

nada vai ter fim

Angela disse...

A imperfeição é preciso, pois ela é o sensível.A perfeição é um fruto ingerido, apenas. A imperfeição é o fruto saboreado. A perfeição é fria, pronta,objetiva, inumana.A humanidade é alcançada num movimento pós-perfeito e não pré-perfeito.É a salvação.O perfeito é insuportável.

Paulodaluzmoreira disse...

Preciosa poesia. Posso reproduzir o poema com uma chamada para o seu blogue?

Antonio Cicero disse...

Paulo,

pode sim.

Abraço

fred girauta disse...

o tosco é o sumo,
soma do que sobra,
caco sem prumo,
pau pra toda obra.

o tosco é o quase
mais que perfeito,
que do poeta vaza
como seu melhor defeito.

Ricardo Valente disse...

Bonito e gelado. Abraço daqui! (frio)

Anônimo disse...

Cicero,
Como se pronuncia o nome do autor desta obra-prima?

Antonio Cicero disse...

Bonfoá (pronunciando o ene)

Jefferson Bessa disse...

incessante cruzamento
entre a perfeição
e a imperfeição.

Um abraço.
Jefferson

ADRIANO NUNES disse...

Cicero,


Meu novo soneto...maio, mães, meu mês também... rsrsrs..quase no final.

"SONETO MATERNO"



Concebeste-me em esperanças.
Convenceste-me dessa vinda
À vida, que adianta ainda
Ver, à luz do verso, o que lanças


Com tua voz, ao que em nós dois
Desfeito foi no fim do parto,
O que com ninguém mais reparto,
O vínculo visto depois,


Transformando-se em amizade,
Amor único, verdadeiro,
Que nos envolve e nos invade,


Prendendo-nos num cativeiro
De puro afeto, felicidade
Infalível, laço caseiro.


Abraço fraterno,
Adriano Nunes.