16.10.09

Mário Faustino: "Divisamos assim o adolescente"




Divisamos assim o adolescente

Divisamos assim o adolescente,
A rir, desnudo, em praias impolutas.
Amado por um fauno sem presente
E sem passado, eternas prostitutas
Velavam por seu sono. Assim, pendente
O rosto sobre um ombro, pelas grutas
Do tempo o contemplamos, refulgente
Segredo de uma concha sem volutas.
Infância e madureza o cortejavam,
Velhice vigilante o protegia.
E loucos e ladrões acalentavam
Seu sono suave, até que um deus fendia
O céu, buscando arrebatá-lo, enquanto
Durasse ainda aquele breve encanto.



FAUSTINO, Mário. Poesia completa e traduzida. Org. Benedito Nunes. São Paulo: Max Limonad, 1985.

6 comentários:

EDSON DA BAHIA disse...

Grande! Aqui, neste blog, a vida pulsa forte e nos contagia.
Avante, Cícero!!!

Anônimo disse...

Antonio,



Lindo!


Um poema recente:


"Eu tenho medo do meu coração"



I


Eu tenho medo do meu coração.
O que ele tanto quer de mim agora?
O que ele tanto ver sem fim lá fora?
Por que não flerta as coisas como são,

Evitando os vãos vícios da visão?
Por que não se perde dentro do peito
E faz de conta que tudo é perfeito?
Por que se esconde de toda razão?


II


Eu tenho medo do meu coração.
O que ele tanto trama contra mim?
O que ele tanto estranha em si, sem fim?
Pobre coração! Que aprenda a lição

Com o silêncio do poema! Então,
Cada batimento desfaça a dor,
Entre as fibras, da vida que durou,
Que ao tempo presa ficou, mas em vão.



Beijos,
Cecile.

Alcione disse...

Fui

Cada palavra
É um silêncio
Algo transpassado
Transparente
Ficou e foi
O passado
Presente
O futuro
Flui, fui.

ADRIANO NUNES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Batista de Morais Neto disse...

Prezado Antonio,

Eis um dos poemas mais bonitos de Mário Faustino. Que beleza! Te envio o link do meu blog, lá há uma tradução de M. Faustino para um poema de Guido Cavalcanti. Veja: http://beijodabrisa.blogspot.com.br/

joão batista

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!