8.11.17

Fernando Pessoa / Ricardo Reis: "Vivem em nós inúmeros"



Vivem em nós inúmeros

Vivem em nós inúmeros;
Se penso ou sinto, ignoro
Quem é que pensa ou sente.
Sou somente o lugar
Onde se sente ou pensa.

Tenho mais almas que uma.
Há mais eus do que eu mesmo.
Existo todavia
Indiferente a todos.
Faço-os calar: eu falo.

Os impulsos cruzados
Do que sinto ou não sinto
Disputam em quem sou.
Ignoro-os. Nada ditam
A quem me sei: eu escrevo.



PESSOA, Fernando. "Vivem em nós inúmeros". In:_____. "Ficções do interlúdio / Odes de Ricardo Reis". In:_____. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

2 comentários:

Território, arte e urbanismo disse...

Parabéns pela fala na mesa do Festival Literário de Natal, Flin. Foi muito especial e uma honra tê-lo conosco. Fiquei tímido de dar um abraço, mas fica aqui meu agradecimento.

Jean Sartief

Antonio Cicero disse...

Muito obrigado, Jean Sartief! Pena que você não tenha falado comigo.

Abraço