27.12.17

Antonio Cicero: "Medusa"


  

Medusa

Cortei a cabeça da Medusa
por inveja. Quis eu mesmo o olhar
sem olhos que vê e se recusa
a ser visto e desse modo faz
das demais pessoas pedras: pedras
sim, preciosas, da mais pura água,
onde o olhar mergulha até a medula,
diáfanas, translúcidas, cegas.
Refleti muito, antes. Na verdade
estes meus olhos provêm de carne
de mulher, não do nada imortal
da divindade. Como encarar
com eles a Górgona? Mas mal
pensando assim, lembrei ser mortal
ela também: e seu pai é um deus
do mar mas eu sou filho de Zeus.
Mesmo assim não quis enfrentá-la olhos
nos olhos. Peguei emprestado o espelho
da minha irmã e adentrei o cômodo
da Medusa de soslaio, vendo
tudo por reflexos: o seu corpo
em terceiro plano, atrás de heróis
de pedra e dos meus olhos esconsos
em primeiríssimo. Eis o corte
da lâmina especular: do lado
de cá eu, sem corpo, a olhar; do outro
lado eu, olho olhado, olho enviesado
e rosto e corpo entre muitos corpos,
um dos quais o dela. A mesma lâmina
decapitou-a também: do lado
de cá guardo seu olhar e faina;
e lá jaz seu vulto desalmado.
Mas nada é tão simples. Do pescoço
cortado nasceu um cavalo de asas
(é que o deus do mar a engravidara)
e mergulhou no horizonte em fogo
crepuscular. Contam que, no monte
Hélicon, seu coice abriu uma fonte.
A ser não sendo, de madrugada
levanto com sede dessa água.




CICERO, Antonio. "Medusa". In:_____. A cidade e os livros. Rio de Janeiro: Record, 2002.

3 comentários:

sandro so disse...

Prezadíssimo Cícero, acabei de ver sua bela palestra sobre "O contemporâneo e o moderno", no "Colóquio sobre o contemporâneo: o fim, o resto, o começo". Você poderia me dizer se foi publicado em algum lugar? Obrigadíssimo e Feliz Ano Novo!

Antonio Cicero disse...

Prezado Sandro,

peço-lhe desculpas pela demora a postar e a responder ao seu comentário. O que ocorre é que me encontro em viagem, fora do Brasil, e com pouco tempo para acessar a Internet.

Quanto à sua pergunta, creio que essa conferência -- ou parte dela -- foi publicada sim, mas somente poderei lhe dar uma resposta definitiva quando retornar ao Brasil, no dia 10 de janeiro.

Abraço,
Antonio Cicero

sandro so disse...

Tudo bem, Cícero. Muito obrigado!